Iniciativa

Sindilojas realiza campanha de conscientização

Até sexta-feira, além da aferição da temperatura, serão distribuídos informativos sobre a Covid-19

Carlos Queiroz -

A semana começou com ações de auxílio ao comércio central da cidade. Desde segunda-feira (29), representantes do Sindicato dos Dirigentes Lojistas de Pelotas (Sindilojas) percorrem os estabelecimentos verificando a temperatura de lojistas e funcionários, assim como oferecendo materiais informativos de prevenção à Covid-19. Entre segunda e a tarde desta terça, 140 pessoas participaram, de 18 lojas do comércio pelotense. A ação deve seguir até sexta-feira.

O objetivo é levar informação aos trabalhadores, que têm grande contato com a população. Além do Sindilojas, a Faculdade Senac de Pelotas e o Sesc participam da iniciativa. A diretora da Faculdade, Mariângela Iturriet, salientou a importância de conscientizar a todos sobre a pandemia. “Esperamos plantar uma sementinha em cada loja”. Para isso, o Senac também levou uma professora do curso Técnico em Enfermagem para sanar as dúvidas dos comerciários.

Caso as perguntas sejam complexas e não possam ser respondidas durante a ação, a pessoa preenche um formulário e recebe as informações por e-mail. O sistema Fecomércio também construiu o curso Guia de Prevenção da Covid-19, ofertado a distância e gratuitamente pelo Senac; basta se cadastrar no site da instituição. O guia é uma forma de promover a sensação de segurança dos trabalhadores, lembrou Mariângela.

Para o presidente do Sindilojas, Renzo Antonioli, a ação é fundamental. “É importante porque nem todas as pessoas conseguem medir a temperatura com frequência. Também levamos informações sobre os decretos municipais e a postura que os colaboradores devem ter”, explicou. Em caso de temperatura fora do normal, o colaborador é orientado a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. 

Trabalhadores sentem medo

Em contato direto com os consumidores, de diversos pontos da cidade, os trabalhadores sentem medo de contrair a doença ou de levar o vírus para casa, onde estão os familiares. É o que conta a gerente de uma loja de produtos cosméticos localizada no Calçadão da Andrade Neves, Gislaine Siqueira. “Conversamos muito e elas (as colaboradoras) falam que estão com medo. A loja disponibiliza todos EPIs e medir a temperatura deixou a equipe mais segura”, contou, após a ação do Sindilojas. 

Para que os comércios possam abrir as portas, devem respeitar os decretos municipais em vigência por conta da pandemia da Covid-19. Isto é, precisam respeitar o horário reduzido, das 10h às 18h, e seguir as regras rígidas para higiene e controle do fluxo de trabalhadores e clientes nos estabelecimentos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Doses para toda a população Anterior

Doses para toda a população

Ciclone causa danos em cidades da Região Sul Próximo

Ciclone causa danos em cidades da Região Sul

Deixe seu comentário